segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alfabetização Ecológica no Espaço Encantado

Essa foi a última aula do ano letivo de 2011 na horta da escola. 

Durante este semestre, cada turma teve aulas quinzenais e pode trabalhar na horta da escola. 


Todas as turmas do Grupo 4, Grupo 5 e 1o ano participaram do projeto. As crianças fizeram um caderno da horta com caixas de leite e anotaram as transformações. 




Fizemos uma composteira e plantamos hortelã, manjeiricão, rabanete, inhame e amendoim.

Também comemos e bebemos com tempeiros da horta.


Através de dinâmicas, histórias, atividades práticas e do cuidado com as plantas, buscamos apresentar a natureza de forma bela e cíclica.



Buscamos ainda a valorização de sua beleza, sabedoria e importância para a nossa vida. Desde a água que bebemos, o ar que respiramos ou do alimento que nos nutre.


Mãos preparadas para o plantio do amendoim!







O amor pela natureza nasce do encantamento e da alegria do contato.




Em 2012, o projeto Alfabetização Ecológica terá continuidade na Creche Espaço Encantado e estamos abertos para apresentar o projeto na sua escola.

Preparando os feijões para as chuvas e para as férias.

Contato: Marcela Zarur - 9989-9789

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atividades práticas



Este ano o trabalho foi dinâmico e muito produtivo! Muitas ideias surgiram...... 

O Ano de 2011 foi comemorado o Ano Internacional das Florestas e da Química e teve pano para manga.




O trabalho formal é uma atividade fundamental para as apropriações de conceitos e entendimento do Mundo em que nos cerca. Atividades interativas ajudam a enraizar esse entendimento, principalmente na fase da infância. 


TINTAS NATURAIS
Algumas atividades em laboratório ficam bem dinâmicas para trabalhar, como as tintas naturais:
 
Depois de uma série de atividades envolvendo a temática da utilização de recursos naturais de uma forma sustentável, a confecção de tintas naturais é uma interessante forma de fixação e aprendizado! As crianças adoraram....... e podemos extrair a tinta de diversos locais como a beterraba, o açafrão, o urucum, de diferentes tipos de terra (preta, vermelha por exemplo).





OBSERVAÇÃO DAS FLORES

Outra atividade interessante foi a observação das flores. 
Realizamos um bloco de atividades trabalhando a temática das plantas. Estudamos suas partes e funções, a polinização e a importância dos vegetais.



As crianças adoraram, pois explorar é sempre uma aventura!

Postado por: BÁRBARA RUSTUM.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Homenagem no Morro do Urubu


Nesta quinta e sexta-feira forram realizados mais dois eventos de plantio do projeto Escola Floresta. 

Desta vez o local de reflorestamento foi o Morro do Urubu, localizado na Colônia Juliano Moreira, dentro da Fiocruz Mata Atlântica.

Esse evento foi marcado por muita emoção. Não só pelo simples ato do plantio, mas pelas homenagens que foram feitas a um lendário catador de sementes que morreu na semana passada. 


Organizada pelo nosso guia e encarregado do reflorestamento, Paulo Vellozo, a homenagem ao Chiquinho foi feita no alto do morro, com direito ao plantio de duas mudas de Pau Brasil, doadas pela escola Miraflores.

Alunos da escola Miraflores com as mudas produzidas no Projeto Escola Floresta e o cartaz do Chiquinho. 


Os eventos, realizados com as duas unidades da escola Miraflores e com a Escola Municipal Senador Correa, foram um sucesso. 

  

O caminho até área de plantio foi cheio de novidades e informações. A Focruz Mata Atlântica, local do plantio, se dedica a valorização da agricultura ecológica, da comunidade do entorno e ao estudo das plantas medicinais, entre outros. Para conhecer um pouco mais entre no link da farmanguinhos abaixo.
 
http://www.far.fiocruz.br/farmanguinhos/index.php?option=com_content&view=article&id=319:fiocruz-inaugura-pavilhao-restaurado-no-campus-mata-atlantica&catid=53:outras-noticias&Itemid=94



















 
FERTILIZANTES DA COMLURB SÃO USADOS EM REFLORESTAMENTO DA CIDADE

Conhecemos o Fertilurb, fertilizante produzido a partir do lixo orgânico recolhido pela coleta domiciliar da Comlurb. O programa da Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Conservação e Serviços Públicos, é para atingir a meta de redução das emissões de gases do efeito estufa em até 20% até 2020 na cidade.



 



O Fertilurb é esse monte de terra aí ao fundo da foto. 










Ao todo foram plantadas 200 mudas de espécies nativa da Mata Atlantica.